Como escolher uma empresa confiável para instalação de energia solar
Nos últimos tempos, com o crescente aumento nas tarifas de energia impostos à população, aumentou também o número de pessoas interessadas em uma alternativa mais econômica. Em busca desse objetivo, consumidores têm encontrado na energia solar mais economia na conta de luz.
A energia solar garante ao consumidor maior economia na conta de luz, baixa manutenção com os painéis fotovoltaicos e equipamentos que duram mais de 25 anos em pleno funcionamento. Por isso, conforme aumenta o interesse da população pela energia solar fotovoltaica, deve aumentar também os cuidados na hora de contratar um projeto.
Atualmente, no país, existem mais de 20 mil empresas atuando no setor de energia solar e oferecendo serviços na área. Em 2020, a instalação de painéis solares registrou crescimento de 64% em relação a 2019, com produção de 7,5 GW, e mais de R$ 13 bilhões em investimentos, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Para este ano, a expectativa é de que o setor ultrapasse R$ 22 bilhões em aportes.
Para garantir uma boa experiência com esse modelo energético, os consumidores devem procurar uma empresa sólida, que ofereça bons equipamentos, bom atendimento, garantia de serviço e assistência técnica, inclusive após a venda, entre outros. Se por um lado esse tipo de instalação exige pouca manutenção, por outro, se feita de maneira incorreta, pode trazer sérios problemas para o comprador.
Confira dicas para escolher uma empresa confiável.
1. Histórico da empresa
Depois de optar por um sistema de energia solar, a escolha da empresa é a decisão mais importante para o consumidor. Por ser um investimento de valor considerável e de longa duração, é necessário selecionar um estabelecimento com boas referências e que apresente boa estrutura. É importante também analisar a credibilidade da marca dos equipamentos, verificar o tempo de atuação da empresa e conhecer alguns projetos instalados que essa companhia tem.
Conhecer o número de clientes atendidos também é ideal para saber se o seu investimento será seguro, tendo referências para se amparar. Procure saber a experiência de outros compradores com a empresa e o tamanho dos projetos.
2. Qualidade dos equipamentos
Hoje existe uma infinidade de modelos e marcas de módulos fotovoltaicos e outras estruturas do sistema de energia solar no mercado. A primeira coisa que o consumidor deve atentar é se os equipamentos têm certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), certificados de qualidade das placas solares e se a empresa apresenta uma boa classificação. É sempre bom pesquisar como eles funcionam e quais as melhores marcas disponíveis no mercado também.
Utilizar equipamentos e produtos de marcas já consolidadas no mercado também é importante para o seu investimento. Módulos fotovoltaicos possuem garantia de eficiência de 25 anos. É necessário saber se essa empresa poderá prestar assistência depois de um tempo considerável de uso dos materiais. Se ela não existir mais, ficará muito complicado exigir essa garantia.
Importante também esclarecer qual a garantia do serviço de instalação da empresa e de outros equipamentos do sistema fotovoltaico. Lembre-se que não basta solicitar essas informações, é necessário ter elas em contrato para terem validade.
3. Atendimento
Na hora de escolher a empresa que vai fazer o seu projeto de energia solar, é necessário avaliar se essa possui profissionais preparados para responder todas as dúvidas do cliente, que conheçam bem o funcionamento dos equipamentos e que vão entender o seu projeto e indicar o mais adequado para atender a sua demanda. E não profissionais que tentem vender um projeto sem entender as necessidades do comprador e que trate um projeto como se fosse igual a todos os outros.
4. Pós-venda
Tão importante quanto uma boa instalação de energia solar, é a empresa saber trabalhar o pós-venda com o cliente. Opte sempre por contratar uma companhia que ofereça atendimento de qualidade também após a sua compra. Afinal de contas, nunca se sabe quando será necessário algum serviço de manutenção.
Muitas dúvidas podem aparecer depois que você tenha concluído a instalação do seu sistema, então avalie se a empresa escolhida possui um bom suporte de atendimento, esteja certo de que a empresa dará toda a assistência que você precisa, desde a vistoria técnica e a instalação, até possíveis manutenções.
5. Preços e facilidade de pagamento
A questão financeira é de extrema importância para se levar em conta na hora de fechar o negócio. Fique de olho se os valores ofertados são compatíveis com os praticados no mercado, e se a empresa apresenta modalidades de pagamento que facilitam a compra, além de linhas de financiamento para a compra de energia solar.
Fonte: g1.globo.com